Follow:

FRASE CATITA

 

“Calma Mãeeeee. Não dizes sempre que com calma, as coisas resolvem-se mais depressa???” É nesta que sou apanhada mais vezes… Principalmente quando estou a tentar fazer demasiadas coisas ao mesmo tempo. As crianças estão sempre muito atentas quando nós fazemos exactamente o contrário do que lhes queremos ensinar. Parece que têm uma App interna sempre ligada, chamada “Apanhador de pais”.
Quando sou apanhada, agradeço. Significa que estava a desviar-me do que é importante para mim, que o meu exemplo não estava a ser lá um grande exemplo e que não estava alinhado com as minhas intenções como mãe. Para mim, todas as situações são oportunidades de crescimento para os dois lados, e quando erro aproveito para mostrar que não sou perfeita (nem quero ser) e que com treino conseguimos ir mais longe nas nossas capacidades.
O pequeno catita uma vez disse que todos temos um saco da paciência. Os sacos são de diferentes tamanhos, nas diferentes pessoas. Para ele, há pessoas que gritam logo porque os seus sacos são muuuito pequeninos, e outras têm sacos enormes e por isso conseguem fazer tudo com mais calma.
“Obrigada por me avisares. Já vi que tenho de treinar mais para aumentar o meu saco da paciência. Como achas que posso fazer isso?” Assim, para além de reconhecer a importância da sua atenção e opinião, estou a ajudá-lo a encontrar novas formas de trabalhar a sua paciência, enquanto reforço a sua autoestima. Bem catita, não é?

Share
Previous Post Next Post

You may also like

No Comments

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.