Follow:

Novo Ano, nova perspetiva.

Quando temos uma ideia fechada de uma situação, ou de uma pessoa, tudo o que acontece é filtrado inconscientemente por nós para fortalecer essa ideia que já temos.
Ao mesmo tempo, algo curioso acontece, a carga emocional existente vai acumulando de dia para dia.
Cada vez que vejo o quarto do meu filho desarrumado, em vez de ser uma experiência nova com uma carga emocional correspondente apenas à situação presente, vou buscar TODOS os outros dias que isso aconteceu. E com o bónus de acrescentar situações similares que me deixaram em ponto rebuçado e que também são activadas interiormente.
Desse ponto, a mudança é muito difícil. Desse ponto, só conseguimos atacar, e o outro lado só consegue defender-se. O ciclo repete-se sem crescimento, sem aprendizagem, e sem evolução.

O primeiro passo para a mudança, é mudar a nossa perspectiva. Mudar a forma como olhamos para a situação, e principalmente para a criança.
Pára e conscientemente pensa, que rótulos costumo usar para definir o meu filho? Distraído? Preguiçoso? Desorganizado? Teimoso? Eléctrico?

Neste novo ano, aproveita para olhar para as coisas como se fosse a primeira vez.
Faz uma limpeza de ano novo, deita os rótulos fora, as ideias poeirentas para a reciclagem, e olha para tudo de uma forma mais catita.
Feliz Ano verdadeiramente Novo!

Para aprenderes mais ferramentas catitas, já tens disponíveis os workshops de 2020 da Mãe Catita.

Share
Previous Post Next Post

You may also like

No Comments

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.